sexta-feira, maio 27, 2011

Satélites descobrem 17 pirâmides, tumbas e até vilarejos enterrados no Egito

.
Um trabalho pioneiro de arqueologia espacial acaba de descobrir 17 pirâmides, mais de mil tumbas e 3 mil vilarejos antigos que estavam desaparecidos sob o solo, através da utilização de imagens de satélite no Egito.

"Indiana Jones foi ultrapassado. Nós seguimos em frente, desculpe Harrison Ford", disse Sarah Parcak, da Univerdade do Alabama, especializada em arqueologia espacial, à BBC. "O melhor momento foi quando pude, finalmente, ver o conjunto de tudo o que encontramos. Não estava acreditando que pudéssemos descobrir tantos sítios por todo o Egito".

A investigação, apoiada pela NASA, analisou as imagens obtidas por satélites a 700 quilómetros da Terra, equipados com câmeras em infra-vermelho, capazes de detectar objectos com menos de um metro de diâmetro na superfície terrestre.

Depois de localizar os locais, a equipe começou as escavações e já está confirmada a descoberta de duas pirâmides na região de Saqqara. Segundo a BBC, as autoridades egípcias pretendem utilizar esta tecnologia para ajudar a proteger o seu património histórico.

Quer saber mais sobre esse assunto? Clique aqui
.

2 comentários:

Construindo História Hoje disse...

Professor Adinalzir.
Já votei no seu Blog para o Top Blog 2011 e indiquei para os visitantes do Construindo História Hoje prestigiem também o seu trabalho com seus votos.
Em Cristo,
Leandro CHH

Adinalzir disse...

Prezado Leandro CHH
Fico muito grato pelo seu apoio. Conte comigo também no que precisar.
Um grande abraço!