quinta-feira, julho 30, 2009

Imperador do Corcovado

.
O Cristo Redentor é um dos pontos turísticos mais visitados no Brasil. O primeiro a visitar o Corcovado, muito antes de erguerem a estátua, foi o imperador D. Pedro I.

Pouco depois da Independência, com o objetivo de melhor guardar a cidade, o imperador percorreu os arredores para instalar postos de observação. Ele mesmo comandou a subida ao monte em seu cavalo, chegando ao cume no dia 18 de fevereiro de 1824.

Foi construída uma plataforma no local, que passou a atrair a nata da sociedade carioca aos domingos. Mas a nova atração não durou muito: bandidos e fugitivos passaram a se instalar ao pé do morro, espantando os primeiros turistas brasileiros na futura "Cidade Maravilhosa".

Fonte: Almanaque, Revista de História da Biblioteca Nacional.

COMENTÁRIO: Isso mostra que a violência nas grandes cidades não é uma coisa recente. Ela sempre existiu desde a chegada dos primeiros colonizadores portugueses.
.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Adinalzir! :-)

Que belo texto que você deixou em meu blog, muito obrigada! E é verdade, a melodia do vídeo é uma das que me atraem bastante. Sou muito sensível a música.

Este post, "Medicina de Morte", fez-me lembrar de uma notícia que vi pela TV, há poucos minutos, sobre uma inglesa, de idade entre 45 e 47 anos, que sofre de Esclerose Múltipla. Ela optou pela eutanásia na Suíça e solicitou que o marido também participasse do ato. Deste modo, ele não corre riscos de ser punido no retorno à Inglaterra.

Sobre o Corcovado, quando fui ao Rio não pude visitá-lo, devido à semana chuvosa em que lá estive. Por outro lado, foi possível conhecer o centro, as praias famosas, a lagoa Rodrigo de Freitas e o Jardim Botânico, o que valeu a viagem! Além de ter estado em boa companhia :-)

Beijos!

Adinalzir disse...

Oi, Gigi! :-)

È sempre gratificante tê-la como leitora neste humilde espaço. Seus comentários só ajudam a enriquecê-lo cada vez mais. Fico muito feliz em saber que você conhece a minha cidade. Valeu pela visita!

Beijos!

**Gi** disse...

Oi, Adinalzir!

Fico feliz que também acompanhe meu blog de dança!

Pois é, eu não gosto de ser o centro, não desse jeito: todo mundo me olhando, apontando o dedo, "lutando" contra outras moças em disputa pelo melhor lugar. Nossa, não tenho energia para dispender com isso! Para mim, dança não pode ser isso, mas, sim, alegria, força de vontade em crescer como pessoa e disposição para a vida!

Beijos!

Adinalzir disse...

Oi, Giovana!

É claro que acompanho o seu blog de dança, pois reconheço a importância da dança e da música para o coração e a alma do ser humano, principalmente quando são praticadas com sensibilidade e humildade, que é o que me parece que você faz.

É isso aí, continue sempre assim, com nuita alegria e vontade de viver!

Beijos!:-)