segunda-feira, outubro 27, 2008

Quem pediu para os americanos criarem a bomba nuclear?

.
Esse pedido foi feito pelo físico judeu Albert Einstein. Ele escreveu uma carta para o presidente Franklin Roosevelt alertando para a possibilidade dos nazistas estarem desenvolvendo tecnologia atômica. O cientista pediu para o governo dos EUA ficar atento e intensificar as pesquisas nessa área.

O presidente resolveu criar a bomba antes dos nazistas e para isso reuniu alguns dos seus melhores cientistas no projeto Manhattan, investindo 20 milhões de dólares na pesquisa.

O resultado disso deixou aterrorizado o mundo com as explosões atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945, matando 120 mil pessoas com o uso de apenas um avião.

A ironia é que a construção da bomba atômica só foi possível graças ao trabalho de cientistas judeus que haviam ido para os EUA fugindo do nazismo. O próprio Einstein era judeu. Se tivesse contado com esses talentos, os nazistas provavelmente conseguiriam desenvolver a bomba antes dos aliados.

Einstein se arrependeu do pedido, pois informações vindas da Alemanha, depois disso, mostravam que os nazistas estavam muito longe de construir a bomba. Muitos cientistas criticaram o projeto, mas mesmo assim ele continuou até seu final. Quer saber mais? Acesse:
.

2 comentários:

luisbr disse...

Na verdade a idéia da carta não partiu de Einstein. Foi Leó Szilárd um dos principais responsáveis pela carta. O Leo utilizou a fama e influência do Einstein para pressionar os governantes da época. Einstein assinou a carta, mas quem foi o mentor do manifesto foi Leo.
Além disso o projeto Manhattan teve um custo, na época, de 2 bilhões de dólares (o valor corrigido para o d[olar de hoje daria algo como 24 bilhões de dólares).
Até
Luis Brudna
luisbrudna@gmail.com

Anônimo disse...

Caro luisbr. A sua contribuição ajudou ainda mais a construir o conhecimento. Valeu, muito obrigado!