sexta-feira, março 14, 2008

Uma reflexão sobre Educação

"Para a maioria de nós, a educação consiste em ensinar o que pensar. Dizem-vos o que deveis pensar. Di-lo vossa sociedade, dizem-no os vossos pais, vossos vizinhos, vossos livros, vossos mestres.
.
A máquina que nos ensina o que pensar é o que chamamos educação, e essa educação apenas torna os indivíduos mecânicos, embotados, estúpidos, estéreis. Mas se souberdes como pensar, e não o que deveis pensar, não sereis então entes mecanizados, escravos da tradição, mas seres humanos cheios de vitalidade; podereis ser grandes revolucionários - não no estúpido sentido de matar gente, para se galgar um posto melhor ou impor uma determinada idéia, mas promovendo a revolução que ensina a pensar corretamente.
.
Esta revolução é de suma importância. Entretanto, enquanto estamos na escola, nunca se faz nada nesse sentido. Os próprios mestres não sabem fazê-lo. Só nos ensinam a ler ou indicam o que devemos ler, corrigem-nos o inglês ou os nossos exercícios matemáticos.
.
É só isso que os interessa; e ao cabo de cinco ou dez anos, somos jogados nesta vida de que não sabemos coisa alguma. Ninguém nos falou a respeito dela; ou, se isso se fez, foi para impelir-nos em certas direções, fazer-nos socialistas, comunistas, congressistas, etc.; nunca se nos ensina ou ajuda a compreender e a resolver os problemas da vida, não, num dado momento ou período de anos, mas durante todo o tempo - e esta é que é a verdadeira educação, não achais?
.
Afinal, numa escola como esta, tal é a tarefa que nos incumbe, isto é, não só preparar-vos para passardes em alguns detestáveis exames, mas preparar-vos também para enfrentardes a vida, depois que sairdes daqui, tornando-vos entes humanos inteligentes, e não meros autômatos - hinduístas, muçulmanos, comunistas ou coisa que o valha".
.
Autor: Krishnamurti

Numa palestra sobre educação com alunos e professores em Banares, na Índia.

COMENTÁRIO: Esse texto serve de alerta para todos nós. E mostra o quanto é preciso mudar na Educação.

Nenhum comentário: