sábado, março 15, 2008

Quem inventou o sabonete?

 
Os inventores do sabão foram os fenícios; mais tarde, os espanhóis acrescentaram óleo de oliva, para dar um cheiro mais suave ao sabão; o nome sabonete foi dado pelos franceses.

O sabão foi inventado pelo fenícios, seiscentos anos antes de Cristo. Eles ferviam água com banha de cabra e cinzas de madeira, obtendo um sabão pastoso. O sabão sólido só apareceu no século VII, quando os árabes descobriram o processo de saponificação – mistura de óleos naturais, gordura animal e soda cáustica, que depois de fervida endurece. Os espanhóis, tendo aprendido a lição com os árabes, acrescentaram-lhe óleo de oliva, para dar ao sabão um cheiro mais suave. Nos séculos XV e XVI, enfim várias cidades européias tornaram-se centros produtores de sabão – entre elas, Marselha, na França, e Savona, na Itália. Foi da cidade de Savona que os franceses tiraram a palavra Savon, sabão, e o diminutivo Savonnette, sabonete.

Fonte: Revista Super Interessante

COMENTARIO: É isso aí, do sabão se chegou ao sabonete. E olha que desde aquela época até hoje, ainda tem gente que não gosta de tomar banho.

Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego.

5 comentários:

Unknown disse...

que legal o meu colega e um desses que ñ gosta de tomar banho rsrsrsrs

Unknown disse...

que porquinho tem muita mas gente ainda que ñ gosta de tomar bonho nem ouvir falar nisso o apilido e cascão ou ser for piquinininho vai ser cascãozinho rsrsrsrsrsrs!

Adinalzir disse...

Valeu, Jac!
Rsrs, seus comentários foram muito legais. Abraços! :-)

Anônimo disse...

So Brasileiro e moro na alemanha e nao gosto de tomar banho eu aprendi com eles RRRRRRRRRRRRRRRR beijos.

Adinalzir disse...

Valeu, Anônimo!