domingo, janeiro 13, 2008

Você sabe a origem da palavra sincera?


A palavra sincera foi inventada pelos romanos. Eles fabricavam certos vasos com uma cera especial. Essa cera era, às vezes, tão pura e perfeita que os vasos se tornavam transparentes.
Em alguns casos, chegava-se a se distinguir um objeto, um colar, uma pulseira ou um dado, que estivesse colocado no interior do vaso.


Para o vaso assim, fino e límpido, dizia o romano vaidoso:

- Como é lindo ! Parece até que não tem cera!

"Sine cera" queria dizer "sem cera", uma qualidade de vaso perfeito, finíssimo, delicado, que deixava ver através de suas paredes da antiga cerâmica romana.

O vocábulo passou a ter um significado muito mais elevado. Sincero, é aquele que é franco, leal, verdadeiro, que não oculta, que não usa disfarces, malícias ou dissimulações.

O sincero, à semelhança do vaso, deixa ver através de suas palavras os nobres sentimentos de seu coração. Sincera é uma palavra doce e confiável, é uma palavra que acolhe...

Autor: Malba Tahan

COMENTÁRIO: Hoje em dia, sinceridade é o que mais falta na maioria das pessoas adultas. Felizmente percebemos que ainda conseguimos encontrar essa qualidade nas crianças. O que comprova o que disse Jesus: "Deixai vir a mim as criancinhas, pois delas serão o reino dos céus".

Nenhum comentário: